O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a
prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de
Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP
(Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor
ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de
setembro). A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais
diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa.
Ao longo dos últimos anos, escolas, universidades, entidades do setor
público e privado e a população de forma geral se envolveram neste
movimento que vai de norte a sul do Brasil. Monumentos como o Cristo
Redentor (RJ), o Congresso Nacional e o Palácio do Itamaray (DF), o
Estádio Beira Rio (RS) e o Elevador Lacerda (BA), para citar apenas
alguns, e até mesmo times de futebol, como o Santos FC, Flamengo e
Vitória da Bahia, participam da campanha.
Mas todos podem ser divulgadores desta importante causa. Ações na rua, caminhadas, passeios ciclísticos, roupas amarelas ou simplesmente o uso do laço no peito já despertam atenção e contribuem para a conscientização. Faça parte desta causa! E não se esqueça: a campanha é em setembro, mas falar sobre prevenção do suicídio em todos os meses do ano é fundamental!