Prefeitura de Iracema lança programa que implantará a Robotica Educacional nas Escolas do Município.

Durante o Encontro de Formação Pedagógica 2019 realizado pela Secretaria Municipal de Educação nos dias 28 e 29/01, a Prefeitura de Iracema lançou o Programa “Robotica Educacional nas Escolas de Iracema”, que tem como objetivo inserir os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, no contexto tecnológico.

Segundo o Prefeito Jairo Ribeiro, apesar de Iracema ser um município pequeno e com poucos recursos disponíveis, estamos fazendo um grande esforço para trazer essa importante ferramenta pedagógica aos nosso alunos através desse Programa, que inicialmente será implantado nas escolas da sede de Iracema, onde trará mais possibilidades as crianças do Município e consequentemente novas oportunidades profissionais para elas no futuro.

Iracema será o primeiro município na região norte, com excessão das capitais Boa Vista e Manaus, a implantar a Robótica Educacional em suas escolas.

As crianças que naturalmente já são sensíveis a equipamentos eletrônicos desde muito pequenas terão a oportunidade de ter acesso a essa moderna tecnologia educacional que comprovadamente beneficia a coordenação motora, foco e atenção, concentração, organização, melhor aprendizado em outras matérias, capacidade de trabalhar em equipe, relação da criança com o espaço, disciplina entre outros.

Tendo como base a metodologia de aprendizado desenvolvida pelo M.I.T (Massachusetts Institute of Technology) instituto americano referência na robótica mundial, o programa busca alêm das vantagens citadas ateriormente, apresentar as crianças novas possibilidades de futuras carreiras que deverão dominar o mercado de trabalho e proporcionar as melhores remunerações no futuro.

Segundo Antonio Moraes coordenador do projeto “A robótica educacional em Iracema, trabalhará o conceito de multidisciplinalidade S.T.E.M. que é uma sigla em inglês que indica o uso integrado de disciplinas como Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, aplicados em alunos já no 1º ano do ensino fundamental, onde as crianças menores vão desevolver atividades como uma brincadeira mas estarão trabalhando estes conceitos que irão evoluindo conforme elas crescem e mudam de série”, argumenta.

De acordo com o Fórum Econômico Mundial “65% das crianças que atualmente estão na educação básica terão profissões que ainda não existem” isso indica que mudanças sociais e econômicas rápidas e intensas varrerão o mundo nos próximos anos, o que coloca a escola, de modo geral, numa posição estratégica e também muito difícil, onde a Prefeitura de Iracema esta fazendo sua parte para alinhar os alunos da rede municipal de ensino com essa realidade e proporcionar uma nova possibilidade para o futuro dessas crianças.

Junto ao projeto será criada uma equipe de Robótica do Município de Iracema que trabalhará um conceito mais voltado a competições, para se possível ainda esse ano concorrer em eventos regionais e nacionais como a Olimpiada Brasileira de Robótica (OBR).