Dicas para prevenção da diabetes

É especialmente importante fazer da prevenção do diabetes uma prioridade se você tiver um risco alto de diabetes, estando você com excesso de peso ou tenha histórico familiar da doença.

A prevenção do diabetes é algo tão básico quanto manter uma dieta mais saudável, tornar-se mais fisicamente ativo e perder alguns quilos extras. Nunca é tarde demais para começar. Fazer algumas mudanças simples no seu estilo de vida agora pode ajudá-lo a evitar as graves complicações de saúde da diabetes mais pra frente, como danos nos nervos, rins e coração.

Considere as últimas dicas de prevenção da diabetes da American Diabetes Association e inclua em sua vida.

1. Pratique mais atividade física

Há muitos benefícios para a prática de atividade física regular. O exercício pode ajudá-lo a:

• Perder peso;
  • Abaixar o açúcar no sangue;
  • Aumentar sua sensibilidade à insulina – o que ajuda a manter seu nível de açúcar no sangue dentro de um intervalo normal.

Pesquisas mostram que exercícios aeróbicos e musculação podem ajudar a controlar a diabetes. O maior benefício vem de um programa que inclui ambos.

2. Obtenha muita fibra

Consumir mais alimentos ricos em fibras pode ajudá-lo a:

• Reduzir o risco de diabetes melhorando seu controle de açúcar no sangue;
  • Reduzir o risco de doença cardíaca;
  • Promover a perda de peso, aumentando a saciedade;

Alimentos ricos em fibras incluem frutas, vegetais, feijões, grãos integrais e nozes.

3. Consuma grãos integrais

Não está claro por que, mas grãos integrais podem reduzir o risco de diabetes e ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue. Muitos alimentos feitos de grãos integrais são prontos para comer, incluindo vários pães, produtos de massas e cereais. Procure a palavra “integral” na embalagem e entre os primeiros itens na lista de ingredientes.