• Direction Rua Floriano Peixoto S/N Centro
  • Emailgabinete@iracema.rr.gov.br
  • Phone(95) 3543 - 1089

O Município de Iracema fica a 91,2 Km de Boa Vista, Centro-Sul do Estado, cuja ligação também é a BR-174 sul, ficando entre as cidades de Mucajaí e Caracaraí. Este município conta com 70% da população oriunda do Maranhão. A população é de 10.043 habitantes.

Seu nome deriva de uma homenagem à esposa do primeiro morador, Militão Pereira da Costa. Elevou-se à condição de município em 4 de novembro de 1994.

Elevado à categoria de município com a denominação de Iracema, pela Lei Estadual n.º 83, de 04-11-1994, desmembrado dos municípios de Caracaraí e Mucajaí. Sede no atual distrito de Iracema (ex-localidade de Vila Iracema aglomerado rural), do município de Mucajaí. Constituído do distrito sede. Instalado em 01 de janeiro de 1997.

A cidade é cercada por floresta nativa e pouco explorada. A vila tornou-se município em 1994. No turismo, as opções são as praias do Rio Branco e as cachoeiras ainda poucos conhecidas. As principais vilas são Roxinho e Campos Novos.
Concentra-se na agricultura e pecuária. Produz, em especial, leite e derivados.
DADOS GEOGRÁFICOS
Área territorial: 14.403 km², sendo 80% de área indígena Ianomâmi.

População: 10.043 habitantes

Clima: Tropical úmido.

Temperatura média anual: 27º C.

DELIMITAÇÃO DE ÁREA

O município de Iracema localiza-se no centro-oeste do estado. Sua sede fica a uma distância de 93 km da capital, Boa Vista, em estrada pavimentada. Faz divisa ao norte com o município de Mucajaí, ao sul com Caracaraí, a leste com Cantá, através do Rio Branco, e a oeste com a República da Venezuela e com o Estado do Amazonas.

ASPECTOS HISTÓRICOS

O município de Iracema foi criado pela Lei Estadual nº 83 de 4 de novembro de 1994. Foi constituído com terras desmembradas de Mucajaí e Caracaraí. Suas principais vilas são Vila Ribeiro Campos e Anajari. Com a instalação do município em 1º de janeiro de 1997, tomou posse o primeiro prefeito, sr. Joaquim de Freitas Ruiz.

Na década de 1970, começaram a chegar migrantes vindos do Estado do Maranhão – cerca de 70% da população do município é de origem maranhense – trazidos pela vontade de trabalhar em terras próprias.

O primeiro nome que o povoado recebeu foi Vila Nova, em 1972. O maranhense que deu início à colonização foi Militão Pereira Costa, que comprou um lote agrícola e doou parte para parentes do Maranhão. Iracema era o nome da esposa de Militão, que morreu num acidente de automóvel em 1982.

ASPECTOS AMBIENTAIS RELEVANTES

Os principais rios que banham o município são o Branco, o Mucajaí e o Apiaú. A cobertura vegetal é composta por floresta densa.